sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Projetos, Comunidades...

Hoje em dia está na moda esse negócio de "Comunidade, Projeto de Samba, etc..”
Confesso que estou muito preocupado com esse novo modismo de se criar redutos onde dizem tocar e cantar Samba de Raiz. Primeiramente não acredito nessa nomenclatura "Samba de Raiz", acho que quem tem raiz é arvore, planta...
No final dos anos 80 e início dos anos 90 começou a aquela febre do tal do Pagode e hoje acreditam que pagode é uma forma de Samba, até os dicionários já trazem a palavra pagode como um gênero musical.
O Samba não se caracteriza pelos instrumentos usados, nem tão pouco por aquela dancinha de um pé pra cá e outro pra lá.
Uma roda de Samba não é formada apenas por cavaquinho, violão, pandeiro, surdo, e aquele monte de instrumentos que formam a batucada.
Samba é um conjunto de tudo isso junto a uma boa melodia, uma harmonia diferente dessas que se vê hoje em dia, Samba é filosofia de vida, não é porque estão vestidos com sapato bicolor, calças brancas, uma boina ou um chapéu Panamá, que podem bater no peito dizer que são Sambistas, primeiro porque um Sambista não vive batendo no peito dizendo que canta, toca ou compõe mais que alguém.
Existe um grande conflito entre os "Sambistas" atuais.

Meu entendimento:
Musico: é aquela pessoa que estuda musica em uma escola, se forma e tem a musica como profissão.
Sambista: é aquele que escuta Samba, que faz Samba, que tem respeito a essa filosofia, tem interesse em pesquisar, repassar e sempre lembrar a obra dos que vieram primeiro.
Essa papagaiada de "projeto de não sei de onde, samba sei la do que"...
Bom sem generalizar né?
Existem sim pessoas e Projetos que trabalham com seriedade, são poucos, mas existem.
Isentos essas pessoas e Projetos sérios, o restante é total promoção, enxergaram nessa idéia de Projeto uma forma de marketing, sem ao menos saber o significado das palavras Projeto e Comunidade.

Nenhum comentário: